Quem Disse Berenice?

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Cirurgia Bariátricas e Outras mais...


Olá  Pessoal,


Estou aqui hoje pra falar sobre um procedimento na medicina que vem atraindo olhares das pessoas com dificuldade em perder peso em excesso.
Estou falando da famosa Cirurgia Bariátrica ou Redução de Estomago

Conhecida também como cirurgia da obesidade e cirurgia de redução do estômago. Quando a obesidade já chegou a um nível crítico e as atividades físicas não causam efeito, é necessário uma intervenção médica como a cirurgia bariátrica (baros=peso). É recomendada, principalmente para pacientes com o índice de massa corporal superior a 40. Excesso de peso.O excesso de peso pode trazer agravamentos médicos como a hipertensão, diabetes e disfunções respiratórias. O tratamento contra a obesidade é considerado clínico, ou seja, é necessário que ocorra a reeducação do paciente na forma física, psicológica e nutricional.
A primeira cirurgia bariátrica foi realizada por Kremen e Liner em 1954. Nessa ocasião, o procedimento foi feito com o intuito de promover a redução de peso e foi utilizado o by-pass (desvio) do intestino. Em 1982, foi feita a inserção de um método cirúrgico que se tornou bastante utilizado ao longo dos anos, a gastroplastia vertical com bandagem. Esse método é simples e com poucas complicações. No início dos anos 90, surgiu um novo tipo cirúrgico que utilizava os mecanismos associados à restrição dos alimentos e a má absorção dos nutrientes. Foi desenvolvida por Rafael Capella e o método tem seu nome sendo bastante utilizado atualmente.
A cirurgia bariátrica não tem fins estéticos, é uma cirurgia que vai alterar o hábitos e a qualidade de vida do paciente com o objetivo de fazê-lo ter uma vida mais saudável e longa. Os métodos para o tratamento cirúrgico contra a obesidade são bem radicais e devem ser feitos em condições extremas, ou seja, quando o paciente não consegue mais reduzir seu peso sozinho e corre risco de morte devido à obesidade.
A cirurgia é dividida em dois tipos de abordagem. A abordagem aberta - aquela onde é feita uma incisão no abdômen - e a videolaparoscópica. Nesse segundo tipo de abordagem, uma câmera é colocada no abdômen para que o médico visualize a cirurgia por um monitor e nele, há menos dor no pós- operatório e uma rápida recuperação. É uma cirurgia cara e poucos hospitais administrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) realizam o procedimento.
Clínica de cirurgia bariátrica.Pré-Requisitos para a Cirurgia Bariátrica
Para ser submetido aos tratamentos cirúrgicos, o paciente deve:
-Estar com 45kg acima do peso ideal ou com o IMC de 40 ou superior a isso; -Pacientes com IMC de 35, mas que tenham problemas de saúde relacionados à obesidade;
-Estar na faixa etária de 16 a 60 anos;
-Histórico em não conseguir perder peso;
-Não possuir nenhuma doença que seja contraindicada para a cirurgia;
-Avaliação clínica completa e exames pré-operatórios.
É uma cirurgia não recomendada para pessoas que tenham cirrose hepática, problemas graves no pulmão, lesão no músculo cardíaco e insuficiência renal .
Avaliação médica
Os médicos necessitam realizar esse procedimento a fim de verificar doenças que podem ser fatores de risco para a cirurgia. A avaliação deve ser criteriosa, pois há algumas doenças intimamente ligadas à obesidade. São elas: diabetes, doenças do fígado, afecções circulatórias, alterações das gorduras sanguíneas, artroses e doenças respiratórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário